Dia Mundial de Oração pelo cuidado da Criação
- Pascom Lobato
- 1 de set. de 2020
- 2 min de leitura
DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELO CUIDADO DA CRIAÇÃO
Tema do Tempo da Criação 2020: “JUBILEU PELA TERRA”
A Igreja celebra neste 1º de setembro o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. A data foi instituída pelo Papa Francisco e tem um sentido ecumênico, já que a mesma já vinha sendo celerada pela Igreja Ortodoxa.
O Santo Padre pretende que a celebração do Dia Mundial de Oração pelo cuidado da Criação ofereça aos fiéis e as comunidades a oportunidade de “renovarem a adesão pessoal à vocação de protetores, “elevando a Deus o agradecimento pela obra maravilhosa que Ele confiou ao nosso cuidado”.
“Como cristãos, queremos oferecer a nossa contribuição à superação da crise ecológica que a humanidade está a viver.
O tema escolhido para este ano é “Jubileu pela Terra”. Convidamos você a pensar no relacionamento integral entre descanso da Terra e a maneira ecológica, econômica, social e política de se viver.
O conceito do Jubileu está enraizado na santa sabedoria de que deve existir um balanço justo e sustentável entre a realidade social, econômica e ecológica. Quando uma das variáveis é explorada para maximizar o crescimento da outra, todo o sistema eventualmente sofrerá. Em 2020, a pandemia do novo coronavírus demonstrou essa realidade em uma escala global.
Unidos a preocupação do Santo Padre e à busca de uma maior responsabilidade pela nossa casa comum, vivendo o Dia Mundial de Oração pelo cuidado da Criação, vos pedimos:
Ensinai-nos a descobrir o valor de cada coisa, a contemplar com encanto, a reconhecer que estamos profundamente unidos com todas as criaturas no nosso caminho para a vossa luz infinita, ilumine os nossos corações.
No despertar da pandemia global COVID- 19, escute nossos pedidos por compaixão, e cure nosso mundo e todas as criaturas. Inspire nossos corações com imaginação santa, para seguirmos, livres das demandas por produção e consumo, imaginando uma maneira justa e sustentável de viver, onde todos têm o suficiente, e tudo possa ser restaurado.
Durante este Tempo da Criação, fortaleça em nós a fé para que acreditemos em vossa providência. Inspirai-nos com a criatividade de compartilhar aquilo que recebemos. Ensinai-nos a estar satisfeitos com aquilo que é suficiente. E, conforme proclamamos o Jubileu pela Terra, envie vosso Espírito Santo para renovar a face da terra.
“Iluminai os donos do poder e do dinheiro para que não caiam no pecado da indiferença, amem o bem comum, promovam os fracos, e cuidem deste mundo que habitamos. Os pobres e a terra estão bradando: Senhor, tomai-nos sob o vosso poder, paz, amor e beleza. Louvados sejais! Amém”. (Laudato Si)

Adaptações realizadas pela Célia Gandolfo (Coordenadora da Pastoral do Meio Ambiente) a partir da Carta do Cardeal Orani João Tempesta - Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (2016) e Guia de Celebração 2020 – Tempo da Criação.
Comments