Agosto, o Mês das Vocações.
- Pascom Lobato
- 24 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
No ano de 1981, a Assembleia Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB, aprovou que o mês de agosto seja assumido em todo país, como o mês vocacional, tendo o objetivo de levar todas as comunidades a responderem ao chamado de Jesus: “Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie operários para a sua colheita” (Mt 9,38). Um mês que somos convidados a rezarmos por todas as vocações, mas também discernimos se estamos respondendo com fidelidade ao chamado de Deus.

Neste ano de 2020, o mês vocacional traz como tema: “Amados e Chamados por Deus”, e o lema: “És precioso a meus olhos...Eu te amo” (Is 43, 4). Vale recordar a mensagem do Papa Francisco pelo 57º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, na qual traz como pilares, as palavras: gratidão, coragem, tribulação e louvor. Nela o Papa nos lembra que “toda vocação nasce daquele olhar amoroso com que o Senhor veio ao nosso encontro, talvez mesmo quando o nosso barco estava à mercê da tempestade”.

Na temática deste mês, celebramos a cada semana uma vocação específica. Na primeira semana fomos convidados a rezarmos pelos ministros ordenados (padres, diáconos e bispos), isto porque no dia 04 de agosto celebramos São João Maria Vianney (padroeiro dos padres) e dia 10 de agosto São Lourenço (padroeiro dos diáconos). Na segunda semana, tendo início com o dia dos Pais, rezamos pelas vocações familiares, em especial celebramos a Semana Nacional da Família, com o lema: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24, 15).
Na terceira semana rezamos por todos os religiosos e as religiosas, homens e mulheres que consagram as suas vidas totalmente a Deus. Na quarta semana, rezamos por todos os cristãos leigos e leigas, inúmeros cristãos que assumem e vivenciam o discipulado na Igreja. Como este ano temos mais um domingo em nosso calendário, celebraremos nele o dia do Catequista, vocação tão bonita e frutuosa em nossa Igreja, que ajudam as famílias a educarem crianças, adolescentes, jovens e adultos na fé cristã.
Irmãos e irmãs celebremos este mês e peçamos a graça Deus que envie mais operários para a vossa messe e que nos respondamos com coragem ao chamado que Deus nos faz. Deus os abençoe

Autor
Tiago Henrique Volpato
Lobato, 24 de Agosto de 2020
Comments