Solenidade Santíssima Trindade
- Pascom Lobato
- 28 de mai. de 2018
- 2 min de leitura

Após dar uma definição de Deus como puro Espírito Perfeitíssimo, Eterno, Criador do céu e da terra, o catecismo antigo de nossa 1ª comunhão fazia 3 perguntas sobre a Santíssima Trindade.
“O Pai é Deus?” -Sim, o Pai é Deus!
“O Filho é Deus?” -Sim, o Filho é Deus!
“O Espírito Santo é Deus? “ -Sim, o Espírito Santo é Deus!
“Então são 3 deuses?“ – Não! Há um só Deus em três pessoas!
Ora, Deus não é para ser entendido pela razão, e sim para ser amado. Deus é o Transcendente, o Totalmente Outro, é mistério porque Deus é Luz demais. Jamais poderemos possuir Deus, aprisioná-lo em nossos conceitos. Diante de Deus-Trindade devemos confessar de todo coração como Isaías: ”Verdadeiramente sois um Deus misterioso” (Is 45,15).
Ninguém sabia quem era Deus… porém Jesus veio para nos ensinar que Deus é Pai e a união entre os dois é tão intensa, forte e plena que é Amor, o Espírito Santo. ”Eu e o Pai somos um só”. Quando Felipe disse que Jesus estava falando muito sobre seu Pai, já meio nervoso, pediu: ”Mostra-nos o Pai e isso nos basta”…Jesus quase num desabafo responde:“Há tanto tempo que estou convosco e não me conheces ,Felipe! Aquele que me vê,vê também o Pai. Eu estou no Pai e o Pai está em mim!”
Em Israel circulavam secretamente imagens do Deus que tirou o povo da escravidão do Egito. Secretamente porque havia uma forte proibição. A proibição de ter imagens de Deus se baseava em 3 razões:
1ª)porque Deus é o Totalmente Outro,em relação a tudo o que existe.
2ª)para afirmar a diferença radical entre Deus e tudo aquilo que não é Deus.Fazer imagem de Deus é produto humano e produto humano jamais pode ser adequado à santidade de Deus.
3ª)porque possuir a imagem de Deus seria de algum modo possuir Deus, ter posse sobre Deus, fazendo da imagem um ídolo. E Deus é para ser louvado, invocado, procurado, amado mas não para ser pensado como um problema de matemática.
Qual é a “imagem” de Deus? Somos nós… é o homem e a mulher! Na criação Deus diz: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança”. Então somos um projeto nas mãos de Deus e é nosso dever realizar o projeto de sermos imagem do Deus-Trindade que é tanto Amor, tanto Amor, a ponto dos Três se tornarem um só!
Muitas vezes perdemos essa imagem de Deus em nós… e embora sendo imagem perdida de Deus temos a alegria de que Jesus de Nazaré recuperou a imagem de Deus em nós.
São Paulo na carta aos romanos (Rm 5,5) escreve que nós vivemos na esperança: “E a esperança não engana, pois o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”.
Apesar da nossa pequenez humana, somos seres de relação e de comunhão entre nós,com Deus Pai, por seu Filho Jesus,no Espírito Santo. Pelo amor à Santíssima Trindade que nos une, e nos faz enxergar cada pessoa como imagem e semelhança de Deus, podemos viver na esperança e no respeito total às imagens de Deus que caminham conosco e a nosso lado na mesma estrada.
留言