SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO
- Pascom Lobato
- 15 de jun. de 2017
- 1 min de leitura
Hoje, 15/06 (Quinta-Feira) a Igreja celebra a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, popularmente chamada de Corpus Christi.

Celebrada na Quinta-Feira após a festa da Santíssima Trindade, é uma profissão de fé na presença real de Jesus Cristo na Eucaristia.
A solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, celebrada na Quinta-Feira após a Solenidade da Santíssima Trindade, durante o Tempo Comum, é como um eco dessa celebração do Tríduo Pascal. Foi no século XIII, numa época de controvérsias sobre a presença de Cristo nas espécies consagradas, que a Igreja introduziu esta solenidade, ajudando-nos assim a fazer da Eucaristia “o memorial de sua Morte e Ressurreição: o sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade, banquete pascal, em que Cristo nos é comunicado em alimento, o espírito é repleto de graça e nos é dado o penhor da futura glória” (SC 47).
Diz o Papa em Ecclesia de Eucharistia que “Do mistério pascal nasce a Igreja. Por isso mesmo, a Eucaristia, que é o sacramento por excelência do mistério pascal, está colocada no centro da vida eclesial (n. 3).
No início (Missal Romano de 1570), era denominada festa “do Santíssimo Corpo de Cristo”. O Vaticano II conservou a solenidade, complementando-a. O Missal de 1970 a denomina “Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo”, significando assim a realidade integral do sacramento da Eucaristia.
Embora sendo uma duplicação da Quinta-Feira Santa, dia da instituição da Eucaristia, a solenidade do Corpo e Sangue de Cristo é um eco da última ceia do Senhor com os seus discípulos.
Commentaires